Vista Linda Imóveis - Assessoria, compra, venda e locação de imóveis bem Bertioga - SP

MENU

‘Bertioga Revelada’ abre o maior encontro de fotógrafos da Baixada nesta sexta (11)

‘Bertioga Revelada’ abre o maior encontro de fotógrafos da Baixada nesta sexta (11)

Por Alberto Bento Dias dia em Acontece em Bertioga

‘Bertioga Revelada’ abre o maior encontro de fotógrafos da Baixada nesta sexta (11)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Começa nesta sexta-feira (11), o maior encontro de fotógrafos da Baixada Santista – a 5ª edição do Revela Bertioga, que abre a programação a partir das 9 horas, com a exposição coletiva ‘Bertioga Revelada’, reunindo no Parque dos Tupiniquins, ao lado do Forte São João (Centro), 100 imagens, expostas em PVC, com dimensão de 90 cm x 60 cm, que retratam o olhar diferenciado dos fotógrafos sobre os vários aspectos e características do Município, de acordo com o ponto de vista de cada um. A entrada é franca.

As imagens foram selecionadas pelo curador Felipe Gombossy – fotógrafo da Galerize/SP. Foram enviadas, para apreciação da curadoria, 415 fotos de mais de 120 fotógrafos, amadores e profissionais.

Além da exposição ‘Bertioga Revelada’, o evento traz novidades como o ‘Street Photo’, com alunos da EE Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno, na Praça de Esportes Radicais (Centro); o ‘Revelinha’, com alunos da Escola Municipal José de Oliveira Santos, no muro da própria escola (Rio da Praia); e a exposição ‘Vizinhos’, no Parque dos Tupiniquins, com fotos enviadas pelos nove municípios vizinhos, que integram a Região Metropolitana da Baixada Santista. A iniciativa conta com o apoio da Agência Metropolitana (Agem), do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

Independente da escolha pela curadoria, os 128 participantes, que enviaram imagens, irão receber certificados e camisetas do evento. A entrega vai acontecer durante a abertura oficial do Revela, nesta sexta (11), às 20 horas, na Casa da Cultura, onde também acontecerá a entrega do Troféu Buriqui.

Troféu Buriqui

O homenageado, nesta edição, é o fotógrafo santista Juan Esteves, um dos mais importantes críticos da área, no País. A premiação, que recebeu o nome de Troféu Buriqui, foi idealizada pelos organizadores do evento e o troféu desenhado pelo prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini. Em 2012, o Buriqui homenageou Araquém Alcântara; seguido por Walter Firmo (2013); Luciano Candisani (2014) e Nair Benedicto (2015).

Juan Esteves, 57 anos, é santista, e iniciou sua profissão em 1985, no jornal A Tribuna, de Santos, indo no ano seguinte para o jornal Folha de S. Paulo, onde exerceu por 12 anos a função de fotojornalista e de editor de fotografia, responsável pelo trabalho diário de mais de 30 fotógrafos no Brasil e no exterior.

Os trabalhos de Esteves estão em mais de 200 livros na Inglaterra, Japão, China, Dinamarca, Espanha, Portugal, Itália, França, entre outros países.

A programação do Revela segue até domingo (13), com workshops e apresentações culturais. A iniciativa é da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e Diretoria de Comunicação, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Contur).

O Revela Bertioga conta com apoio do Sesc, Vento Leste Editora, Sobloco Construtora e Associação de História e Cultura Buriqui.

Workshops

As vagas para participar dos workshops que serão realizados durante a 5ª edição do Revela Bertioga já foram preenchidas e, portanto, as inscrições já estão encerradas.Para confirmar vaga acesse o seu email.

Confira a programação do 5º Revela Bertioga

Sexta-feira (11)

9 horas – Abertura da exposição ‘Bertioga Revelada’

Local – Parque dos Tupiniquins (Centro)

13 horas – Abertura da exposição ‘Street Photo’

Local – Praça de Esportes Radicais (Av. Thomé de Souza, Praia da Enseada, Praia da enseada/Centro)

15 horas – Abertura da exposição ‘Revelinha – Da palavra à fotografia – falando de poesia’

Local – Emeif José de Oliveira Santos (Rua Cardeal Emily Biayenda, 248, Rio da Praia)

19 horas – Espetáculo ‘Azar do Valdemar’ da Cia. d’Os Inventivos (apoio Sesc Bertioga)

Local – Orla do Canal de Bertioga (Avenida Vicente de Carvalho, Centro)

20 horas – Entrega do Troféu Buriqui

Local – Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada/Centro)

Sábado (12)

9 às 13 horas – Workshop ‘Retratos – Um diálogo através das imagens’ com Cristiano Burmester

Local – Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada/Centro)

15 às 19 horas – Workshop ‘Introdução ao Lightroom’ com Ty Ghiloni

Local – Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada/Centro)

Domingo (13)

10 às 17 horas – Workshop ‘Fotometria avançada’ com Phillip Zelante

Local – Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada/Centro)

 

Fonte: http://www.bertioga.sp.gov.br/noticias/bertioga-revelada-abre-o-maior-encontro-de-fotografos-da-baixada-nesta-sexta-11/

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: